quarta-feira, 6 de novembro de 2019

O duelo de Gorman (1948)

Ocorreu em 1º de outubro de 1948, nos céus de Fargo, Dakota do Norte , e envolveu George F. Gorman, um piloto da Guarda Nacional Aérea de Dakota do Norte . O capitão da USAF Edward J. Ruppelt escreveu em seu best-seller e influente The Report on Unidentified Flying Objects que o Gorman Dogfight foi um dos três incidentes "clássicos" de OVNIs em 1948 que "provaram aos especialistas em inteligência da [Força Aérea] que os OVNIs eram reais". com o encontro de OVNIs de Chiles-Whitted e o incidente de OVNI de Mantell . No entanto, em 1949, a Força Aérea dos EUA concluiu que o Gorman Dogfight havia sido causado por um balão meteorológico aceso.


Localização de Fargo, Dakota do Norte. Foto: Wikipédia


Embora tivesse apenas 25 anos quando o incidente ocorreu, George Gorman era um piloto de caça veterano da Segunda Guerra Mundial .  Após a guerra, ele se tornou gerente de uma empresa de construção; ele também serviu como segundo tenente na Guarda Nacional de Dakota do Norte.

Em 1º de outubro de 1948, ele estava participando de um voo de cross-country com outros pilotos da Guarda Nacional; ele estava pilotando um Mustang P-51 . Seu vôo chegou a Fargo aproximadamente às 20h30. Embora os outros pilotos tenham decidido pousar no aeroporto Hector de Fargo , por causa das condições claras e sem nuvens, Gorman decidiu entrar em um período noturno e ficou no ar. Por volta das 21h, ele sobrevoou um estádio de futebol onde estava sendo realizado um jogo de futebol da escola. Ele notou um pequeno avião da Piper Cub voando uns 500 pés abaixo dele; caso contrário, o céu parecia claro.

O North American Aviation P-51 Mustang foi um caça norte-americano de longo alcance com motor a pistão, usado na Segunda Guerra Mundial, na Guerra da Coreia e outros conflitos. Foto: Wikipédia

O Piper J-3 Cub é um avião monomotor que foi construído entre 1937 e 1947 pela norte-americana Piper Aircraft. Com assentos em tandem, seu projeto inicial era de uma aeronave para treinamento civil, mas se tornou um dos mais populares aviões leves de todos os tempos. Sua simplicidade, acessibilidade e popularidade é comparada ao sucesso do Ford Model T.
A pintura padrão da aeronave, na cor amarela, se tornou conhecida como Cub Yellow ou Lock Haven Yellow. Foto: Wikipédia


Logo depois que ele notou o Piper Cub, Gorman viu outro objeto a oeste. Quando procurou o contorno de uma asa ou fuselagem, não conseguiu ver nenhum; isso contrastava com o Piper Cub, cujo contorno era claramente visível.  

O objeto parecia ser uma luz piscando. Às 21h07, Gorman entrou em contato com a torre de controle do Aeroporto Hector, em Fargo, e perguntou se havia algum tráfego aéreo na área além do P-51 e do Piper Cub. A torre respondeu que não, e entrou em contato com o piloto da Piper Cub, Dr. AD Cannon. Cannon e seu passageiro responderam que também podiam ver um objeto iluminado a oeste.

Gorman disse à torre que iria perseguir o objeto para determinar sua identidade. Ele moveu seu Mustang para a potência máxima (350 a 400 MPH), mas logo percebeu que o objeto estava indo rápido demais para ele pegá-lo em uma corrida reta.  Em vez disso, ele tentou cortar o objeto por turnos. 

Ele virou à direita e aproximou-se do objeto a 5.000 pés; o objeto voou sobre seu avião a uma distância de cerca de 500 pés. Gorman descreveu o objeto como uma simples "bola de luz" com cerca de 15 a 20 cm de diâmetro. 

Ele também observou mais tarde que quando o objeto aumentava sua velocidade, ele parou de piscar e ficou mais brilhante.

Após sua quase colisão, Gorman perdeu de vista o objeto; quando o viu novamente, parecia ter feito uma curva de 180 graus e estava vindo para ele novamente. O objeto então fez uma subida vertical repentina; Gorman seguiu o objeto em sua própria subida íngreme. A 14.000 pés, seu P-51 parou ; o objeto ainda estava 2.000 pés acima dele.  

Gorman fez mais duas tentativas de se aproximar do objeto, sem sucesso. Parecia fazer outro passe frontal, mas parou antes de se aproximar de seu lutador.  
A essa altura, o objeto havia se movido sobre o aeroporto de Fargo. 

Na torre de controle, o controlador de tráfego aéreo, LD Jensen, visualizava o objeto através de binóculos, mas não via forma ou forma ao redor da luz. A ele se juntaram o Dr. Cannon e seu passageiro do Piper Cub; eles pousaram e foram até a torre de controle para ter uma melhor visão do objeto. 

Gorman continuou a seguir o objeto até chegar a aproximadamente 40 quilômetros a sudoeste de Fargo. A 14.000 pés, ele observou a luz a 11.000 pés; ele então mergulhou no objeto com força total. No entanto, o objeto fez uma subida vertical. Gorman tentou prosseguir, mas viu o objeto sair do alcance visual. Nesse ponto, ele interrompeu a perseguição; eram 21h27.  Ele voou de volta ao aeroporto Hector de Fargo.

Em 23 de outubro de 1948, Gorman fez um relato juramentado do incidente aos investigadores. Sua declaração foi frequentemente impressa nos próximos anos em vários livros e documentários sobre OVNIs. A declaração dizia:

Estou convencido de que havia um pensamento definido por trás de suas manobras. Estou ainda mais convencido de que o objeto foi governado pelas leis da inércia porque sua aceleração foi rápida, mas não imediata e, embora tenha sido capaz de se tornar bastante apertado a uma velocidade considerável, ainda seguia uma curva natural. Quando tentei me virar com o objeto, apaguei temporariamente devido à velocidade excessiva. Estou em boas condições físicas e não acredito que existam muitos pilotos que possam suportar a curva e a velocidade afetadas pelo objeto e que permaneçam conscientes. O objeto não era apenas capaz de acelerar e acelerar minha aeronave ... mas era capaz de alcançar uma subida muito mais íngreme e era capaz de manter uma taxa constante de subida muito além da minha aeronave. 



Investigação

Em poucas horas, oficiais do Projeto Sign chegaram para interrogar Gorman e as outras testemunhas. O Projeto Sign foi criado pela Força Aérea dos EUA no final de 1947 para investigar relatórios de OVNIs. Os policiais entrevistaram Gorman, Dr. Cannon e seu passageiro, e o pessoal da torre de controle no aeroporto de Fargo. 

Os policiais também checaram o P-51 Mustang de Gorman com um contador Geiger em busca de radiação. Eles descobriram que seu Mustang era mensurável mais radioativo do que outros caças que não voavam há vários dias; isso foi tomado como evidência de que Gorman havia voado perto de um objeto "de energia atômica".  

Os investigadores da Força Aérea também descartaram a possibilidade de o objeto iluminado ser "outra aeronave, o Canadian Vampire.caças a jato, ou um balão meteorológico. "  Sua conclusão inicial, escreve Curtis Peebles , historiador de OVNIs , foi" que algo notável ocorreu "a Gorman nos céus acima de Fargo.

No entanto, uma investigação mais aprofundada pelo pessoal do Project Sign logo revelou falhas nas evidências.

Um avião voando alto na atmosfera da Terra é menos protegido da radiação do que um no nível do solo, portanto as leituras dos contadores Geiger foram consideradas evidências inválidas por afirmar que o objeto iluminado era movido a energia atômica.

 Além disso, o Air Weather Service revelou que em 1º de outubro lançou um balão meteorológico aceso de Fargo às 20h50. Às 21h, o balão estaria na área em que Gorman e os passageiros do Piper Cub viram pela primeira vez o objeto iluminado. 

Os investigadores do Project Sign também acreditavam que os movimentos incríveis do objeto eram devidos às manobras de Gorman enquanto ele perseguia a luz - as manobras do objeto eram uma ilusão provocada pelos movimentos do lutador de Gorman. 

Os investigadores também acreditavam que, quando o balão meteorológico desapareceu, Gorman passou a acreditar que o planeta Júpiter era o OVNI e, portanto, Gorman estava perseguindo o planeta enquanto voava para o sul de Fargo antes de dar e voltando à terra. No início de 1949, o caso Gorman foi rotulado pelo Project Sign e seus sucessores, Project Grudge e Project Blue Book , como sendo causado por um balão meteorológico aceso. 


Rescaldo

A briga de cães Gorman recebeu ampla publicidade nacional e ajudou a alimentar a onda de relatórios de OVNIs no final dos anos quarenta.  

Embora alguns pesquisadores de OVNIs, como o Dr. James E. McDonald , físico da Universidade do Arizona , e o major aposentado do Corpo de Fuzileiros dos EUA Donald Keyhoe, discordassem das conclusões da Força Aérea e continuassem a considerar o caso como não resolvido.

Os pesquisadores de OVNIs concordaram com as conclusões do Projeto Sign no caso. Como escreve o historiador de OVNIs Jerome Clark, "diferente de algumas possíveis soluções da Força Aérea, essa parece plausível" e que, em sua opinião, "Depois do incidente de Mantello avistamento de Gorman pode ser o relatório OVNI mais superestimado da história inicial do fenômeno ". 







FONTE DO TEXTO: Wikepédia

VÍDEO: Project BLUE BOOK part 01 legendado - filmes & séries pg - YouTube

FOTOS: Wikipédia

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